domingo, 24 de junho de 2012

Palavras & Silêncio
Há algumas coisas que são lindas demais para serem descritas por palavras. É necessário admirá-las em silêncio para apreciá-las em toda a sua plenitude.
As grandes falas servem, freqüentemente, para confundir ou doutrinar. Às vezes, o silêncio é mais esclarecedor que um fluxo de palavras. Olhe para uma mãe diante do seu filho no berço. Ele consegue muito bem tudo o que quer sem dizer nenhuma palavra.
Na realidade, as palavras devem ser a embalagem dos pensamentos. Não adianta fazer longos discursos para expressar os sentimentos de seu coração.
Um olhar diz muito mais que um jorro de palavras.
Em sua grande sabedoria, a natureza nos deu apenas uma língua e dois ouvidos para escutarmos mais e falarmos menos.
Se as palavras não são mais bonitas do que o silêncio, então é preferível não dizer nada. Quanto mais o coração é grande e generoso menos úteis são as palavras.
É necessário lembrar do provérbio dos filósofos: as verdadeiras palavras não são sempre bonitas e as palavras bonitas nem sempre são verdades.
As grandes mentes fazem com que, em poucas palavras, muitas coisas sejam ouvidas. As mentes pequenas acham que têm, pelo contrário, a concessão para falar e não dizer nada.
Poucas palavras são necessárias para expressar "eu gosto de você." Portanto, todas as outras que poderiam ser ditas são supérfluas e não são palavras curtas e fáceis de serem ditas.
São aquelas que causam as maiores conseqüências.
São necessários apenas dois anos para que o ser humano aprenda a falar e toda uma vida para que ele aprenda a ficar em silêncio. Ser comedido com as palavras é uma prova de profunda sabedoria. Saber ouvir também.

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Me pego olhando para trás
Paulo Henrique Silva Almeida

Vão me chamar de louco e insano. Contraditório aos poetas e intelectuais que brindam o carpe diem, vivendo de presentes para futuros, afogando as vivências passadas.
Eu não. Eu vivo de passado!
Não nele, mas dele. De seus ensinamentos.
Toco minhas próprias feridas, estudo as minhas vitórias.
Sou crítico da minha vida, pois não há outra forma de me assumir, de ser convicto.
Estou buscando o passado. Revendo cada lugar, cada detalhe, cada deslize, cada acerto.
São eles que me formam. Meu passado sou eu.
Não dá pra ser hoje, sem antes ter sido ontem.
Eu venho crescendo e me formando com o tempo.
E tudo que vivi, realizei e presenciei somam o resultado do que tenho construído.
Que bom que caí, que chorei, que me cansei.
Que bom que tive ganhos, acertos, alegrias.
O sabor do hoje está no ontem.
Se hoje eu estou sorrindo, quero aumentar meu riso lembrando que as outras lágrimas se foram.
E quando choro, quero ter a certeza de que sobrevivo. E poder chorar de novo é um sinal de sobrevivência.
Quero sentir o cansaço de minhas pernas lembrando que é resultado das minhas corridas divertidas, e da minha juventude apressada, mas que sempre entendeu a urgência das minhas jovens necessidades.
Quando me pego olhando para trás, afogo em mim mesmo. Releio-me. Descubro-me.
Vou me conhecendo e reconhecendo, pouco a pouco. Investigando meus atos, refletindo os caminhos pelos quais me levei.
Quero saber por onde eu vim, e trazer a certeza do lugar para o qual desejei ir. Pois, se eu não lá chegar, saberei por onde voltar, e como reaproveitar tudo o que já caminhei.
Sou formado de mim mesmo. Dos meus pedaços de vida. Dos meus passados.
O meu hoje, amanhã será ontem. E o que estou sendo agora também me incorporará.
Dizem eles (eles sim, insanos poetas), aos quatro ventos, que eu deveria me focar no hoje, que é mais certo que o futuro, e deixar para trás o passado.
Mas, esquecem-se que hoje eu não seria nada sem o meu ontem.
Não quero esquecer o passado.
Não quero deixar para trás.
Tenho-o carregado comigo, sob pena de sofrer um vazio irreparável de inexistência.
Olhando para trás, aprendo comigo mesmo. Sou eu o meu melhor professor.
Pois eu que conheço o peso de cada riso e cada lágrima na minha formação. Somente eu posso afirmar com certeza, ainda que vulnerável - mas contra mim incontestável, o que me é intimo, o que sou eu.
Olhando para trás, eu me desejo. E me direciono.
Eu vivo mesmo é de passado.

domingo, 17 de junho de 2012


 ESQUEÇA O PASSADO!
Escrito por: Angela Maria Wilges

Viva o hoje e o futuro!
Chegou a hora de olhar para frente.

Costumamos periodicamente fazer lembranças de fatos que aconteceram muito tempo atrás. Ter boas lembranças realmente faz bem, mas quando as lembranças não são tão boas assim, melhor expulsar da mente.
Basta olharmos ao nosso redor e ver pessoas que remoem, antigas desavenças como se tivesse acontecido hoje. Anos depois ainda estão atolados em antigos pensamentos que a mente provavelmente gravou.

A vida passa, o tempo voa e tudo muda, se transforma, e quanto mais vivemos mais aprendemos, inclusive com os nossas falhas, errar é humano, mas persistir no erro é burrice.

A vida ensina, assim caminhamos, tropeçamos e cultivamos aquilo que plantamos, não é errado cair, mas cair e não ter ânimo para levantar, acaba conosco. Nascemos para aprendermos desde pequenos e o que passou não volta mais.

Lamento quando converso com pessoas que estão presas ao passado de 20 anos atrás, muitas vezes não percebem que os dias se foram e o tempo também, que dali não pode mudar nada, mas o dia que está por vir poderá ser completamente diferente.

A mente realmente grava nossos pensamentos, por isso devemos cuidar muito sobre o que pensamos e o que deixamos levar. Uma boa meditação diária faz muito bem para acalmar essa confusão mental.

Somos seres dotados de inteligência e podemos escolher os nossos pensamentos, quantas e quantas vezes vimos duas pessoas se encontrarem e uma delas ainda está ligada a velhas lembranças, a outra pessoa já passou por cima de tudo isso há muito tempo.

Pensamentos ruins devem ser jogados fora e substituídos por bons pensamentos, lixo mental não serve para nada, além do mais ficar lembrando e conversando sobre assuntos pesados não leva ninguém a lugar nenhum.

Temos o livre arbítrio para pensar o que quisermos e fazer tudo o que queremos caso alguma atitude não deu certo ou foi feita de forma impensada, segue adiante, vai em frente, amanhã renasce um novo dia.

Podemos mudar o futuro e o presente, mas o passado não! Almeje bons pensamentos, boas palavras, e muito cuidado também com o que você fala, uma palavra falada jamais poderá ser recolhida, pense sempre bem antes de falar, porque você não sabe qual será o dia de amanhã. Nunca esnobe outra pessoa, achando que você não precisará dela amanhã. O seu subordinado de hoje, poderá ser o seu chefe de amanhã.

Quantas e quantas vezes vimos pessoas pisando em seus subordinados, ou passam pelas pessoas que tem uma posição menor na empresa e não dão valor para aquela pessoa, passam dias, meses e anos, aquela pessoa se torna o chefe de todas, e então?

Erros cometidos, podem ser perdoados pela própria pessoa que os cometeu, desde que ela reconheça que errou e então precisa se perdoar, caso for feito inconscientemente e também podem ser perdoados a quem for atingido, muitas vezes isso acontece de forma inconsciente. As pessoas nem tem noção do que estão fazendo ao próximo, o quanto está prejudicando a si e ao outro.

Do passado não podemos mudar nada, mas o presente e o futuro está em nossas mãos, basta aproveitarmos o momento adequadamente. Mudar paradigmas, largar hábitos antigos que levam a lugar nenhum, é um bom começo.

A ideia de que só os outros podem mudar a sua vida e que nós não podemos é um erro gigantesco. Comece hoje, planeje seus objetivos, por mais grandiosos que sejam, querer é poder, sempre.

Lute a cada dia, não desista e trabalhe sempre pensando aonde quer chegar. Não desanime com as palavras pessimistas que escutar, porque isto pode vir de alguém até bem próximo que tenha ciúme de seus objetivos, portanto todo cuidado é pouco.

Nem tudo o que as pessoas falam de nós, ou para nós são verdades, a grande verdade é naquilo que nós acreditamos e não que os outros falam sobre nós, são diferenças enormes.

Nem sempre as pessoas tem intenção de prejudicar, nem fazem por maldade, mas sim por desconhecimento do todo. Seja gentil e amável com todos. Saiba perdoar.

Não coloque muita atenção aos que os outros dizem, tenha os seus objetivos bem traçados e alinhados, olhe ao seu redor o que ainda falta para chegar lá. Se tiver que fazer uma volta em torno do todo, faça, pois encontramos caminhos tortuosos e com pedras nele contido, não desista. Somente se achar que tudo isso foi um grande erro.

Se lamentar que nada dá certo e que só os outros conseguem, não leva ninguém a lugar nenhum, não. Não entre num barco furado, logo irá afundar com todos que estão nele.

Persistir é o meio do caminho. Continuar é prazer de estar em busca e chegar ao final é vitória para quem acreditou em si.

Não existem pessoas mais inteligentes ou menos inteligentes, todos tem seus dons de formas diferentes, olhamos para dentro de nós para saber o que se esconde lá, o que podemos explorar para sermos felizes.

Felicidade é isso, é lutar pelo que é nosso. A grama do vizinho costuma ser verde, a nossa poderá ser mais verde ainda. Basta que trabalhamos para isso!

Quando alguém disser para você, que você não é feliz e que faz as coisas erradas, olhe para cima e pense que tem alguém acima de nós todos, que tudo vê. Ele é o senhor.

Do meu passado não posso mudar nada, mas o meu presente e futuro eu posso! Não jogue a culpa de seus fracassos nos outros! 
O único culpado de tudo é você
Tanto as vitórias como os fracassos!

quarta-feira, 6 de junho de 2012


Que você tenha de tudo, um pouco…
  
Sensibilidade: para não ficar indiferente diante das belezas da vida
Coragem: para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade
Solidariedade: para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade
Bondade: para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda
Tranquilidade: para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos
Alegria: para distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém
Humildade: para você reconhecer aquilo que você não é
Amor próprio: para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro
Fé: para te guiar, te sustentar e te manter de pé
Sinceridade: para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor
Felicidade: para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar
Amizade: para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro
Esperança: para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança
Sabedoria: para entender que só o bem existe, o resto é ilusão
Desejos: para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito
Sonhos: para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
Amor: para você ter alguém para amar e sentir-se amado
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.

Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecer e saber que o amor é a razão maior para viver.

(Desconheço o autor)

terça-feira, 5 de junho de 2012


Aprenda a gostar de você
Mario Quintana

"Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você...
A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando...
A vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar...
Mas uma coisa parece estar sempre presente... A busca pela felicidade, com o amor da sua vida.
Desde pequenas ficamos nos perguntando "quando será que vai chegar?" E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida "será que é ele?".
Como diz meu pai: "nessa idade tudo é definitivo", pelo menos a gente sempre achava que era.
Cada namorado era o novo homem da sua vida.
Fazíamos planos, escolhíamos o nome dos filhos, o lugar da
lua-de-mel e, de repente...
PLAFT! Como num passe de mágica ele desaparecia, fazendo criar mais expectativas a respeito "do próximo".
Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses.
Agora, você procura melhor e começa a ser mais seletiva.
Procura um cara formado, trabalhador, bem resolvido,
inteligente, com aquele papo que a deixa sentada no bar o resto da noite.
Você procura por alguém que cuide de você quando está doente, que não reclame em trocar aquele churrasco dos amigos pelo aniversário da sua avó, que jogue "imagem e ação" e se divirta como uma criança, que sorria de felicidade quando te olha, mesmo quando você está de short,camiseta e chinelo.
A liberdade, ficar sem compromisso, sair sem dar satisfação, já não tem o mesmo valor que tinha antes.
A gente inventa um monte de desculpas esfarrapadas, mas
continuamos com a procura incessante por uma pessoa legal,que nos complete, e vice-versa.
Enquanto tivermos maquiagem e perfume, vamos à luta... E
haja dinheiro para manter a presença em todos os eventos da
cidade: churrasco, festinhas, boates na quinta-feira.
Sem falar na diversidade, que vai do Forró ao Beatles.
Mas o melhor dessa parte é se divertir com as amigas, rir até doer barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som...
Olhar para o teto, cantar bem alto aquela música que você adora.
Com o tempo, voce vai percebendo que para ser feliz com
uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele cara que você ama (ou acha que ama), e que não quer nada com você, definitivamente não é o homem da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você! "

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma Lenda Chinesa

Há muito tempo, uma menina chinesa chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra.
Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra. As personalidades delas eram muito diferentes uma da outra e Lili foi se irritando com os hábitos dela, que freqüentemente a criticava.
Meses se passaram e Lili e sua sogra cada vez mais discutiam e brigavam.
De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Lili, já não suportando mais conviver com essa situação, decidiu visitar um amigo de seu pai, um velho sábio.
Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse: -Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenar sua sogra.
A cada dois dias ponha um pouco destas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável.
Lili ficou muito contente, agradeceu o sábio e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra.
Semanas se passaram e a cada dois dias Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. Ela sempre lembrava do que o velho sábio tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe.
Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia.
Nesses seis meses, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de se lidar. As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha.
Um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse:
-Querido Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra!
Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe e não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.
Sr. Huang sorriu e acenando a cabeça, disse:
-Lili, não precisa se preocupar. As ervas que eu lhe dei não eram venenosas e sim vitaminas especialmente preparadas para melhorar a saúde dela.
O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituido pelo amor que você passou a dar a ela.
Na China existe uma regra dourada que diz:
"A pessoa que ama os outros também será amada"
Na grande parte das vezes, recebemos das outras pessoas o que damos a elas!!

Lembre-se sempre: o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.

Por isso, tenha cuidado com o que planta!

Pense nisso:
A colheita... é inevitável!

Autor Desconhecido

sexta-feira, 1 de junho de 2012


A alegria dos outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe:
Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação.
Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. 
O que me falta, meu amigo?
Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa.
O que me falta, Chico?
O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu:
Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a “alegria dos outros”! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais
É necessário repartir, distribuir para o próximo...
A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui.
É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: 
a “alegria dos outros”.
* * *
Será que já paramos para refletir que todas as grandes almas, que transitam pela Terra, estiveram intimamente ligadas com algum tipo de doação?
Será que já percebemos que a caridade esteve presente na vida de todos esses expoentes, missionários que habitaram o planeta?
Sim, todos os Espíritos elevados trazem como objetivo a alegria dos outros.
Não se refere o termo, obviamente, à alegria passageira do mundo, que se confunde com euforia, com a satisfação de prazeres imediatos.
Não, essa alegria dos outros,mencionada por Emmanuel, é gerada por aqueles que se doam ao próximo, é criada quando o outro percebe que nos importamos com ele.
É quando o coração sorri, de gratidão, sentindo-se amparado por uma força maior, que conta com as mãos carinhosas de todos os homens e mulheres de bem.
Possivelmente, em algum momento, já percebemos como nos faz bem essa alegria dos outros, quando, de alguma forma conseguimos lhes ser úteis, nas pequenas e grandes questões da vida.
Esse júbilo alheio nos preenche o coração de uma forma indescritível. Não conseguimos narrar, não conseguimos colocar em palavras o que se passa em nossa alma, quando nos invade uma certa paz de consciência por termos feito o bem, de alguma maneira.
É a Lei maior de amor, a Lei soberana do Universo, que da varanda de nossa consciência exala seu perfume inigualável de felicidade.
Toda vez que levamos alegria aos outros a consciência nos abraça, feliz e exuberante, segredando, ao pé de ouvido: É este o caminho... Continue...
* * *
Sejamos nós os que carreguemos sempre o amor nas mãos, distribuindo-o pelo caminho como quem semeia as árvores que nos farão sombra nos dias difíceis e escaldantes.
Sejamos os que carreguemos o amor nos olhos, desejando o bem a todos que passam por nós, purificando a atmosfera tão pesada dos dias de violência atuais.
E lembremos: a alegria dos outros construirá a nossa felicidade.

Redação do Momento Espírita, com base em relato sobre episódio da vida de Francisco Cândido Xavier, de autor desconhecido, e que circula pela Internet.
Disponível no cd Momento Espírita, v. 20, ed. Fep.
Em 20.10.2011.