sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mulher Madura
por Fernanada Miranda

Envelhecer é um verbo que muitas mulheres sonham em riscar do dicionário... mas envelhecer é inevitável. É a partir dos 40 anos que todas as transformações que causam desconforto, acontecem no corpo feminino. Cuidado com a alimentação e exercícios físicos devem ter atenção redobrada nesta fase da vida. E não é só a aparência física que muda com o passar dos anos. É preciso atenção às tendências da cultura e do comportamento de cada época, para não ficar parada no tempo.

A maturidade não é uma fase somente de perdas. As mulheres com mais de 40 anos estão no auge, são independentes, mais seguras e livres, sexualmente mais resolvidas, conhecem melhor o próprio corpo e as coisas de que gosta ou não gosta. Isso é o que ela ganha com a idade. Afinal, “fruta só fica plenamente doce depois que amadurece”. E é esse o ponto máximo também de sua cor, textura e perfume.

Na chamada idade da loba, a moda deve ser usada como uma grande aliada. Na hora de se vestir, privilegie as partes que podem chamar atenção positivamente. A partir daí, utilize-se das tendências da moda de forma a valorizar o que tem de bonito e neutralizar os pontos mais fracos. Normalmente, as mulheres desta idade têm pernas e colo bonitos, mas a barriga, nem sempre. Às vezes, é bom esconder um pouco os braços, mas se você tem braços bonitos, aproveite e mostre. Olhe-se no espelho, vire-se, analise todos os ângulos, então decida se a roupa cai bem e tem a ver com sua personalidade. A principal dica das especialistas de moda para não errar no vestuário aos 40: o espelho é sempre o melhor amigo.

Na hora de definir o guarda-roupa, não é necessário recorrer aos ultrapassados casaquinhos de vovó nem ficar presa àquele visual néon da década de 80 que a deixava em sua melhor forma. Se você tem idade a partir dos 40 anos, é dona de uma vantagem em relação às garotas de 20: se conhece melhor. Então é hora de encarar a realidade e prestar atenção nas roupas feitas para mulheres do seu tempo.

Tudo o que você veste precisa ter forma impecável, ter corte, costuras, estrutura. Se você quer usar uma saia dessas que estão na moda, rodadas e desestruturadas, então combine com um casaqueto estruturado, que vai manter sua postura. Optou por uma bata fluída? Combine com uma calça bem cortada. As calças de verão são mais leves e amplas, as pantalonas são muito elegantes e o jeans pode ser usado a qualquer hora do dia e da noite, apenas compre um que valorize suas formas. Os vestidos com decotes moderados valorizam o colo, que é sempre bonito. Procure os modelos até os joelhos. Nos pés, sapatos scarpin são sempre a melhor pedida para o dia - bicolor ou com um aplique de laçinho, escolha seu favorito. À noite, opte por sandálias com pequenos detalhes de strass. Sandálias rasteirinhas também são uma boa pedida para o fim de semana com a família, além de anabelas de madeira, cortiça e corda, que acompanham muito bem saias e vestidos longos.

Invista nas cores. Tons pastéis, os tais “bebês” vão lhe deixar envelhecida. Eles não têm suficiente valor de cor e luminosidade para dar a sua pele brilho suficiente. Cores muito escuras vão destacar que sua pele já está mais fina e desbotada. Então aproveite para usar cores de verdade. Use amarelo, verde, vermelho, azul, branco e preto. Cores sólidas e plenas, como você.

Refletir o próprio estado de espírito e ser elegante nas proporções é o ponto de partida para que a mulherada de 40 tenha sucesso na hora de se vestir!

Nenhum comentário: