sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Olá Pessoal, 
Li este texto do pessoal do "mundo das ideias" e achei sinceramente chocante, porque não é habitual vermos fotos do envelhecemento tão explícito.
Mas me encantei com a realidade da foto e a beleza do texto de Thiago e Bárbara.
Angy
Ninguém (seja homem ou mulher) é bonito fisicamente, esbelto, bom de cama, e jovem pra toda vida... a velhice vem pra todos e com ela a solidão para os que pensam dessa forma! Quem ama não enxerga os defeitos que o tempo trás... mas aprende a transformá-los em motivos para amar ainda mais!"

A INSUSTENTÁVEL CERTEZA DO ENVELHECER
Aldir Therezinha Carvalho

Ao completarmos 65 anos somos considerados  “oficialmente”  idosos e, ao que tudo indica, entramos na faixa da “terceira idade”.  Este termo surgiu no final dos anos 60, na França, para expressar novo padrões de uma geração que envelhece ativamente, tentando mudar a idéia até então cultivada de que o velho tende a ser inútil e deixado de lado.    

Com quantos anos alcançamos a quarta idade?  Eis uma dúvida. O tempo passa rápido e rasteiro e não percebemos exatamente quando escalamos os degraus que dividem nossa trajetória de vida.  Quando jovens, não pensamos no envelhecimento: basta viver plenamente, usufruindo o vigor físico e buscando nossos sonhos.

Vivemos num país que até há pouco tempo era considerado um país de jovens.  Mas isto está mudando devido a vários fatores.  E, vivendo mais, os idosos  passam a representar uma importante parcela dentro da sociedade e não podem mais ser ignorados enquanto participantes da vida coletiva.

Entretanto, a realidade mostra uma grande maioria de brasileiros chegando ao final da vida sem proteção, sofrendo grande discriminação e em muitos casos acabam em asilos, abandonados por seus familiares.

De uma forma geral, é imposto ao idoso um lugar de desajuste, de inutilidade. O corpo também cria obstáculos nem sempre contornados.  Mesmo que se cuide da saúde, o futuro é incerto e não se pode evitar a preocupação com a perda da capacidade de agir, de ser independente.  Fundamental é manter a auto-estima elevada e sempre verificar se não estamos sendo rabugentos, impacientes e intolerantes.

Dentro do que faz crer nossa cultura, o desrespeito e a falta de consideração com os velhos é algo arraigado desde muito tempo.  Hoje em dia, sentimos a necessidade de uma mudança para que possamos nos manter ativos e em boa forma em todas as idades.

O que fazer para viver bem nessa fase em que se chega sem a menor preparação?  O que fazer para enfrentar os sinais de mudança que causam sérios obstáculos para um viver ativo  e  saudável?   Como uma pessoa em  idade  avançada  pode  viver bem quando é desrespeitada, mesmo em suas famílias, onde, não raro, é considerada um empecilho?

­­­­­­Envelhecer não é uma das melhores coisas da vida, mas não há como se evitar, a não ser que se morra cedo e isso ninguém quer.  O que se deve fazer é procurar manter a saúde da mente e do corpo.  Para tanto, dizem os especialistas no assunto, o exercício físico é uma das melhores maneiras para se conservar sempre bem.  Também se deve procurar manter uma alimentação saudável, sem calorias, rica em vitaminas e proteínas.

Importante para as pessoas na terceira idade é deixar o ócio, procurando atividades que dêem prazer e que nos mantenham ativos.  Se cuidar dos netos for motivo de prazer, tudo bem; mas não podemos deixar que essa ocupação nos prive de outras que possam nos  agradar mais.

Não devemos viver só de lembranças, pensando que somente em nossa época de jovens a vida era melhor.  Tudo tem seu tempo certo.  Os costumes mudam e as novas gerações trazem novas atitudes que devemos nos esforçar para entender e assim nos atualizarmos. O que passou, passou, e não se pode mesmo voltar atrás no tempo.  O que fizemos representa experiências que acumulamos no decorrer de nossas vidas.  Boas ou más?  Não importa, foi o nosso trajeto.

Podemos observar que nesses últimos tempos foram tomadas algumas providências que procuram ajudar o velho.  Entre elas, penso na importância que as Universidades para a Terceira Idade têm para aqueles que estão procurando viver com mais criatividade e dinamismo.  Os cursos oferecem meios de atualização em diversos campos do conhecimento, além da convivência com pessoas na mesma faixa etária que também buscam fugir do ócio e de uma rotina cansativa.

Acredito que todos desejam viver bem, sempre.  Por isso, devemos acreditar que as dificuldades relativas ao envelhecimento poderão ser contornadas.  Saber envelhecer sem se sentir infeliz e sem fazer os outros infelizes é uma tarefa muito difícil.  Depende de muitos fatores, muitos deles independentes de nossa própria vontade.

Nenhum comentário: