quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como deixar a vida mais leve e agradável?
Postado por: Solange Quintanilha  

Muitas vezes, as preocupações são sobre coisas que ainda nem existem e nem vão acontecer. São apenas pensamentos negativos, apenas fantasias que só existem na mente e não na realidade. 

Muitos adoecem de estresse sem saber que a causa disso é um emaranhado de preocupações. 

Várias coisas insignificantes levam muita gente a viver com conflitos e causam diversos sofrimentos. Pouquíssimos dentre nós são vítimas de grandes danos e crueldades. São os pequenos golpes em nosso amor-próprio, certas injustiças, ligeiros abalos em nossa vaidade, expectativas nossas que não se realizaram, falhas que não suportamos, que causam grande parte dos nossos sofrimentos. 

Precisamos ter certa aceitação dos problemas que acontecem, das situações desagradáveis, pois esse é o primeiro passo para se dominar as consequências de qualquer infortúnio. 

Podemos escolher entre aceitá-las como coisas inevitáveis, e ajustar-nos a elas, ou prejudicar a nossa vida com descontroles e revoltas. 

Há um desperdício de energia e uma ansiedade nervosa no homem que se sente angustiado quanto ao futuro, principalmente porque deseja ter controle sobre ele. 

A vida (e na maioria das vezes aprendemos muito tarde) está em se viver cada hora a cada dia, realizar uma tarefa de cada vez, valorizando o “hoje”, ao invés de perder tanto tempo pensando: “Quando eu for adulto, quando eu me casar, quando eu me aposentar, quando eu ganhar na loteria…” 

A confusão é a causa principal das preocupações.

É necessário conhecer os fatos de uma maneira realista, porque quando estamos muito preocupados, nossas emoções ofuscam a clareza e a objetividade, e ficamos agitados, confusos, andando de um lado para o outro.

São raras às vezes em que estamos cientes do que exatamente motiva os nossos comportamentos. É preciso entender o que se passa na nossa cabeça, identificar melhor o que pensamos e sentimos. 

Os hábitos surgem porque se obtém, de algumas formas um ganho secundário e também porque achamos que nenhum outro comportamento que conhecemos proporcionará o mesmo nível de satisfação. 

Uma maneira de descobrir como podemos mudar isso é procurar, usar novas estratégias, experimentar outras recompensas mais saudáveis. 

Na verdade, um problema bem formulado é um problema meio resolvido, já que 50% das preocupações se dissipam logo que se chega a uma decisão clara e definitiva. 

Muito importante, portanto, é examinar atentamente todas as possibilidades, visualizar claramente aonde queremos chegar, as causas e os efeitos e se organizar para por em prática a decisão tomada, sem adiar as suas decisões.
 
Fadiga e Cansaço 

O trabalho mental sozinho não cansa tanto, são os fatores psicológicos ou emocionais, tais como: tédio, ressentimento, perfeccionismo, ansiedade, preocupações, pressões, sentimento de rejeição ou de inutilidade, que produzem tensões nervosas em nosso corpo e nos cansam enormemente.

Muitas vezes é necessário falar com um profissional que possa nos escutar, nos orientar e nos ajudar a elaborar esses conflitos. 

As circunstâncias, por si sós, não nos tornam felizes ou infelizes. É a maneira como reagimos ante as circunstâncias, que determina os nossos sentimentos. 

Importante, é aceitar que há situações inevitáveis, que não podem ser de outro modo, mas que podemos tentar buscar as alternativas possíveis para a melhor resolução. 

Outro ponto importante é a pessoa se aceitar e gostar de si mesma. Quando ela luta porque quer ser diferente, quer ser outra pessoa, essa é uma fonte de muitas neuroses e sofrimento. 

Inúmeros homens de sucesso começaram a vida com tantos obstáculos, que precisaram de um grande empenho para fazer grandes empreendimentos e a conseguir grandes recompensas. Exemplos: Beethoven era surdo, Darwin era inválido, Tchaikovsky tinha muitas depressões, Ray Charles era cego e Helen Keller era cega e surda… 

O que se torna muito pesado, é que raramente as pessoas pensam no que tem, mas sempre no que falta. Com esse pensamento, fica difícil uma pessoa se sentir satisfeita ou realizada na vida (o “buraco” ou a “falta” estará sempre presente).

Então, vamos valorizar as coisas boas que possuímos. 

Final 

Os nossos pensamentos têm uma grande influência na nossa saúde física e mental.Se escolhermos os pensamentos acertados e positivos, estaremos no caminho que nos conduzirá à solução dos problemas, sem deixar que os erros e fracassos nos derrotem. Utilizar as vivências do passado somente como aprendizado e crescimento emocional, mas nunca ficar prisioneiro dele. 

As coisas não se resolvem magicamente e nem no exato momento que desejamos, existe um tempo para que as coisas se resolvam. 

É muito importante modificar nossa atitude mental, procurando ver a melhor maneira, o melhor ponto de vista, para fazermos escolhas acertadas.É de vital importância fazermos também na vida o que gostamos, o que nos dá prazer e alegrias. Onde o nosso interesse estiver fixado, lá se encontrará uma boa parte da nossa energia. 

Muitas pessoas vivem sonhando com um mágico roseiral colorido que se encontra além do horizonte, em lugar de apreciar as rosas que desabrocham hoje à nossa volta.
 

Texto de Solange Quintaniha

Psicóloga Médico-Hospitalar, Psicanalista e Psicóloga Motivacional. Especialista na Terceira Idade e em Tabagismo. Palestrante de Temas Existenciais e Autoajuda.

Contatos: (21) 8179-99-99
E-mail:solan@gmail.com gepsi8

Nenhum comentário: