segunda-feira, 14 de março de 2011

Seja feliz apenas hoje!
por Lyrya Kranti - liriah@gmail.com

Começo hoje uma campanha produtiva. Nada de abaixo a impunidade, diga não as drogas ou a guerra. Nada de ser contra qualquer coisa.
Estou começando a campanha: SEJA FELIZ APENAS HOJE!

A coisa começa assim, você pega uma folha de sulfite e escreve com letras garrafais e coloridas:
HOJE É DIA DE SER FELIZ!

Coloque em algum lugar, onde você consiga ler esses dizeres assim que acordar. Depois desse super lembrete, você vai começar a parte mental de projetar o seu dia envolvido nessa egregora de felicidade.

Então você vai dar aquela super espreguiçada. Dar bom dia ao seu dia. E só hoje você vai reparar como é espetacular o céu pela manhã, parece que ele está lhe saudando, está convidando-o(a) a viver, a participar, a ser o protagonista desse lindo dia. E oferece-lhe gentilmente um lindo cenário para que você atue.

O resto do dia não vai te dar trégua, então use alguns lembretes básicos como post-it espalhados pelo carro, pela agenda, pela tela do computador. Avisos pelo celular e coisas do tipo, dizendo: Não esqueça que hoje você é feliz.

Isso tudo pode ajudá-lo quando alguém lhe fechar no transito, alguém mal-educado lhe atender no banco, uma conta não paga lhe deixar nervoso, aquele telefonema do(a) amado(a) não acontecer....enfim, todas aquelas coisinhas que costumam estragar o dia da gente. Só que como hoje você é feliz, então não há espaço para isso. Daí você vai deixar para ser triste, para ficar nervoso, para ficar preocupado e etc, SÓ AMANHÃ.

Quem disse que não podemos deixar coisas para amanhã? Que tolice, deixe tudo isso ai para amanhã, pois hoje vc é feliz, não há espaço e nem tempo para essas outras coisas.

No final do dia, você vai perceber que passou um dia feliz. Que optou pela felicidade, que se lembrou de ser feliz e foi feliz. No começo você precisa prestar atenção, mas depois parece que é automático; como quando se aprende a dirigir o carro, no inicio eu penso a hora certa para trocar a marcha, mas depois é como se o carro conversasse contigo e depois é tão automático você e o carro são apenas um e sua mão muda a marcha no momento exato. E depois que aprender isso, não se consegue mais esquecer.

Porém, você terá que praticar todos os dias. E misteriosamente, sempre que você acordar, aquele bilhete estará lá e ele sempre diz: HOJE É DIA DE SER FELIZ! E as outras coisas sempre estarão esperando o amanhã chegar para que você possa senti-las, importar-se com elas, e tão misteriosamente quanto, você percebe que aguardando este amanhã chegar, quando ele chega.............................. BOOOOOOOMMMMMMM......................é hoje!

Após aquele ar de surpresa, de e agora, o que eu faço? Você lê a sua frente:

Hoje é dia de ser feliz!

Misteriosamente, vai perceber que aquelas coisas vão sumindo, porque a essa altura você nem lembra mais da fechada no trânsito, já pagou a conta, ele ou ela já te ligou, aquele mal educado nem trabalha mais naquele banco. E depois de tanto ser feliz, acabou percebendo que há coisas tão boas em todos os seus relacionamentos, que nem lembra mais daquelas qualidades negativas que outrora se importará.

É impressionante mesmo que quando chegar nesse momento, você já estará tão feliz, que não há um canto de passarinho em plena 18h00min, em plena cidade de São Paulo, que não lhe encante os ouvidos, mesmo envolvido dentro de tantos outros sons da grande metrópole. Nesse instante, você percebe que ganhou um poder sensorial dos 5 sentidos que você consegue capturar essa beleza, mesmo com toda a balburdia da cidade; em contra partida, você ficou péssimo para escutar as reclamações, o cheiro pesado do CO2 no ar, aquelas buzinas infernais e etc . No seu mundo, parece que só há beleza.

Mas mesmo essa percepção vai desaparecendo com a prática. Com o passar dos dias, dos meses, dos anos, a sua vida já se moldou à felicidade que você precisa colocar um bilhetinho no quarto dizendo: Hoje é dia de ser infeliz! Só dessa forma, você consegue passar um dia quase ruim, pois a felicidade já faz parte das suas células, que você já meio que se esqueceu de como era mesmo ser triste, e você só faz isso para lembrar que sempre teve e terá escolhas!

Contudo, já nessa altura dos acontecimentos você descobriu que é muito melhor ser alegre que ser triste, como cantariam naquela melodia.

Parece bem utópico tudo isso, não? Mas você só vai saber se dá certo ou não, se tentar.

E então, hoje você vai ser feliz?

Nenhum comentário: